A Córnea é uma membrana que junto ao cristalino nos ajuda a focalizar um objeto. É preciso que a córnea seja transparente para que os raios de luz cheguem até a retina. Quando a córnea sofre um embaçamento é preciso trocá-la por outra transparente. É o que chamamos de Transplante de córnea, sendo que esta cirurgia consiste em substituir uma porção da córnea (doente) de um paciente por uma córnea saudável, a fim de melhorar. Com esse transplante podem ser corrgidas várias doenças como Ceratocone, Degeneração marginal pelúcida, Ceratoglobo, Distrofias corneanas, Ceratopatia bolhosa, Córnea guttata e distrofia de Fuchs, Infecções corneanas graves, Leucomas e Perfurações oculares.
No dia 19 de Outubro de 2009, foi realizado o primeiro transplante de Córneas em Vitória da Conquista Bahia. Realizou-se esse procedimento no Hospital dos Olhos (HOC), localizada no Hospital Unimec. Essas córneas foram encaminhadas pela Central de Transplantes do Hospital Geral de Vitória da Conquista-Ba. Sendo que a receptora foi uma senhora com 70 anos, que mora no município de Itambé.
No Brasil até no ano de 2008 existiam 26.793 pessoas aguardando o transplante de córnea. endo que a maioria é do Estado de Pernambuco e em seguida Minas Gerais. Esta cirurgia de córneas é a que menos oferece risco de rejeição.