quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O Primeiro Transplante de Córneas Realizado em Vitória da Conquista-Ba.


A Córnea é uma membrana que junto ao cristalino nos ajuda a focalizar um objeto. É preciso que a córnea seja transparente para que os raios de luz cheguem até a retina. Quando a córnea sofre um embaçamento é preciso trocá-la por outra transparente. É o que chamamos de Transplante de córnea, sendo que esta cirurgia consiste em substituir uma porção da córnea (doente) de um paciente por uma córnea saudável, a fim de melhorar. Com esse transplante podem ser corrgidas várias doenças como Ceratocone, Degeneração marginal pelúcida, Ceratoglobo, Distrofias corneanas, Ceratopatia bolhosa, Córnea guttata e distrofia de Fuchs, Infecções corneanas graves, Leucomas e Perfurações oculares.  

No dia 19 de Outubro de 2009, foi realizado o primeiro transplante de Córneas em Vitória da Conquista Bahia. Realizou-se esse procedimento  no Hospital dos Olhos (HOC), localizada no Hospital Unimec. Essas córneas foram encaminhadas pela Central de Transplantes do Hospital Geral de Vitória da Conquista-Ba. Sendo que a receptora foi uma senhora com 70 anos, que mora no município de Itambé. 

No Brasil até no ano de 2008 existiam 26.793 pessoas aguardando o transplante de córnea. endo que a maioria é do Estado de Pernambuco e em seguida Minas Gerais. Esta cirurgia de córneas é a que menos oferece risco de rejeição.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Reflexão

"Um acidente fatal...
A princípio a ambulância, hospital...

Cirurgia tentando recuperar uma vida em agonia...
Cérebro parou!!!
Coração forte não se inibe com a morte.
Não tão longe um órgão tenta pulsar compassado no peito de um desconhecido, desamparado.
No leito um ser franzino faz uma oração:
- Jesus! Faça com que venha me visitar logo um novo coração.
Espero ansioso o tamborilar congelado, para soar quente, ritmado e devolver a vida a um corpo quase estagnado."




 Ramgad.






Legislação Sobre Transplantes.


A Lei 9.434  sancionada em 04 de fevereiro de 1997  sonre os transplantes, trouxe grandes mudanças na forma de doação de órgãos, transformando todos os brasileiros maiores de 21 anos em doadores, a menos que se manifestem contra em seu documento de identidade ou habilitação. De acordo com uma pesquisa feita por alunos de enfermagem da PUC em são Paulo, os mesmo chegaram a uma conclusão que a maioria da população é favorável à nova lei e doaria seus órgãos independentemente da mesma, sendo que os ideais religiosos não influenciou na opinião dos entrevistados.
A lei sancionada em 1997 passou por algumas alterações, em 23 de março de 2001 foi sancionada a nova lei. Lei 10.211