quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cura da AIDS? Transplante de Medula Óssea desaparece com o HIV de um paciente!


Um transplante de medula óssea usando células-tronco de um doador com resistência genética natural ao vírus da AIDS livrou um paciente HIV - positivo de sua infecção. Afirmam pesquisadores alemães.


O paciente é um estadunidense que mora na Alemanha de 42 anos de idade, que permanece anônimo, que tinha leucemia e havia contraído o vírus HIV — o vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS. Ele recebeu um transplante de medula óssea de um doador saudável, que é a melhor chance de cura para a doença, para substituir todas as suas células que "fabricavam sangue com câncer".


Os médicos alemães Gero Hutter e Thomas Schneider, da clinica para Gastrenterologia, Infecções e Reumatologia de hospital de Berlin Charite disseram que a equipe de cirurgiões procuraram um doador especial, que tinha uma mutação genética conhecida por ajudar o corpo a resistir à AIDS. A mutação afeta receptores celulares chamados CCR5 que o vírus da AIDS utiliza para invadir, infectar, se reproduzir e destruir as células do sistema imunológico. Quando descobriram o doador com a desejada mutação, os médicos usaram a medula óssea para tratar o paciente.
DESAPARECEU NÃO APENAS A LEUCEMIA, MAS TAMBEM O VIRUS DA AIDS.


“Ate o dia de hoje, mais de 20 meses depois do transplante bem-sucedido, não detectamos nenhum traço do HIV no paciente”, disse a clínica em um comunicado.


“Nós realizamos todos os testes. Não apenas com o sangue, mas também nos reservatórios do vírus”, afirmou Schneider em uma entrevista coletiva. “No entanto, não podemos excluir a possibilidade de o HIV ainda estar lá.” “O vírus é enganador. Ele sempre pode retornar”, disse o Dr. Gero.


CURA DA AIDS?


Os pesquisadores também disseram que este nunca será um tratamento padrão para a AIDS, já que é um procedimento perigoso e extremamente rigoroso para os pacientes.
Todo o cuidado é pouco quando se fala numa possível cura para a AIDS, mas a notícia está a agitar o meio científico!




Um comentário:

  1. Poxa, imagine se isso der mesmo certo?
    Será a descoberta de todos os séculos...!

    ResponderExcluir