quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Imunossupressão, o caminho para prolongar a Vida.

Imunossupressores e imunologia



Como atuam os medicamentos imunossupressores no processo de rejeição do órgão?
          
             Os imunossupressores modificam a resposta de defesa do organismo contra o órgão doado: é preciso enfraquecer o sistema imunológico – ou de defesa - para que não aconteça o que chamamos de processo de rejeição. Mas o corpo humano acaba encontrando uma via de escape e “dribla” o medicamento. Cada vez que uma via é totalmente bloqueada, o organismo encontra outra e, a cada droga que aparece nos damos conta de que não conseguimos mudar totalmente o processo de rejeição. Precisamos, então, de um novo recurso para bloquear aquela via. É por isso que a descoberta de drogas imunossupressoras ajuda a desvendar os mecanismos de defesa do organismo.
             Os imunossupressores agem em diferentes pontos da resposta imune, por isso são combinados em esquemas, cada qual atuando em diversas partes do processo de rejeição. Hoje existe tal quantidade de imunossupressores que é possível montar, pelo menos, 52 esquemas diferentes.



É possível saber qual é o melhor esquema para cada paciente?



              A resposta imunológica varia com a idade: os jovens têm um sistema imune mais forte do que os idosos. Existem diferentes tipos de sistema imune, e, portanto, as respostas são diferentes. Por exemplo, ao dar a mesma dose de vacina para a população, 10% das pessoas vacinadas criam uma quantidade exagerada de anticorpos no sangue, 10% não criaram anticorpo nenhum e 80% têm uma resposta dentro do esperado.





Quais são as etapas da imunossupressão?



              O órgão a ser transplantado é retirado do doador e lavado com uma solução de preservação. Ao transplantar um rim, por exemplo, são transplantadas também as células do doador que, durante certo tempo, estarão circulando no receptor. É o que chamamos de microquimerismo, em alusão à quimera, um animal com a cabeça de outro, que estimulará o sistema de defesa do receptor. Tal resposta é mais importante no início, pois o organismo identifica e reage mais facilmente contra as células do doador. Como a resposta à rejeição é mais importante nos primeiros meses, usamos maior quantidade de imunossupressores no início. Com o tempo, as células do doador desaparecem ou diminuem sua freqüência e o organismo do receptor passa a reconhecer o órgão transplantado por meio de outro mecanismo menos intenso. Por isso, é usada uma menor quantidade de imunossupressores na fase mais tardia do transplante. Além disso, os processos de rejeição crônica, provavelmente, são diferentes daqueles da fase aguda.







A lista dos efeitos colaterais dos imunossupressores era enorme há alguns anos. E hoje?



              As drogas novas atuam cada vez mais sobre os mecanismos que precisam ser abolidos, tentando evitar efeitos colaterais. Usamos menos medicamentos do que no passado. Se o paciente não rejeitar o órgão transplantado nos primeiros seis meses, reduzimos a dose, e o efeito colateral quase não aparece. Antes, usávamos uma enorme quantidade de medicamentos, mas isso não existe mais, pois é possível dosar quase todas as drogas e calcularmos a quantidade exata de cada uma delas. Aprendemos os mecanismos, a usar e a monitorizar os imunossupressivos.





Como é feita a monitorização?



             A monitorização é feita através da medição da quantidade de imunossupressores no sangue para avaliar se o nível está bom ou ruim. A cada tipo de transplante corresponde uma concentração e combinação de medicamentos.

Em geral, usa-se uma combinação de 2 ou 3 das seguintes drogas:

- Corticóides
- Ciclosporina
- Tacrolimus
- Azatioprina
- Micofenolato mofetil (MMF)
- Rapamicina (Sirolimus)




Nenhum comentário:

Postar um comentário